top of page

Os 5 erros financeiros que você comete e nem sabe

Você sabia que muitas das suas dificuldades financeiras podem estar ligadas a erros que você comete e nem percebe? Isso mesmo! Muitas vezes, agimos sem pensar e deixamos de tomar atitudes que poderiam melhorar nossa vida financeira. Neste artigo, eu vou te contar sobre os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de gerenciar o dinheiro. Se você quiser transformar sua relação com as finanças e começar a tomar decisões mais inteligentes, fique comigo!


1. Não ter um planejamento financeiro claro


A maior parte das pessoas que enfrenta dificuldades financeiras não tem um planejamento bem estruturado. Muitas acreditam que basta "dar conta do recado" no dia a dia, mas, sem um planejamento claro, fica muito mais difícil alcançar qualquer objetivo financeiro. E o pior: o dinheiro vai se esvaindo aos poucos, sem você perceber.


Por que isso é um erro?


Estudos apontam que cerca de 60% das pessoas no Brasil não fazem nenhum tipo de planejamento financeiro. Ou seja, a maioria das pessoas acaba vivendo no "piloto automático", o que torna mais fácil cair em armadilhas como dívidas desnecessárias ou não conseguir poupar para o futuro. Um simples planejamento mensal de receitas e despesas pode mudar esse cenário e te ajudar a poupar de forma inteligente.


Dica: comece anotando suas receitas e despesas por pelo menos 30 dias. Isso vai te ajudar a entender onde você pode cortar gastos e, finalmente, colocar seu dinheiro para trabalhar a seu favor.


2. Viver acima das suas possibilidades (o famoso “estilo de vida” acima do orçamento)


Quem nunca se empolgou com uma promoção imperdível ou decidiu fazer aquela compra por impulso, pensando “eu mereço” ou “não posso perder essa oportunidade”? Acontece que esses hábitos podem te levar a um estilo de vida acima das suas possibilidades, o que gera endividamento e frustração no longo prazo.


Por que isso é um erro?


De acordo com o Serasa Experian, mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes. O consumo excessivo, além de comprometer as finanças, atrapalha a saúde mental e cria uma falsa sensação de satisfação momentânea. O segredo está em alinhar seus gastos com seus ganhos reais, sem deixar que o consumismo tome conta.


Dica: antes de realizar uma compra por impulso, faça uma pausa e se pergunte se realmente precisa do item. Se for uma compra grande, avalie se ela cabe no seu orçamento e se vai trazer benefícios no longo prazo.


3. Não investir o dinheiro de forma inteligente


Se você deixa o dinheiro parado na conta corrente ou na poupança, está cometendo um erro que muitos ainda cometem. A falta de investimentos é uma das principais causas de estagnação financeira, pois você deixa de aproveitar as oportunidades que o mercado oferece para multiplicar o seu dinheiro.


Por que isso é um erro?


A poupança, por exemplo, tem rendimentos muito baixos, e, com a inflação, seu poder de compra diminui com o tempo. Já os investimentos podem ajudar a combater esse cenário, fazendo seu dinheiro crescer de acordo com o seu perfil e objetivos.


Dica: pesquise sobre investimentos de baixo risco, como CDBs ou Títulos do Tesouro, para começar. E se você for mais ousado, explore alternativas como ações ou fundos imobiliários, sempre com uma boa estratégia.


4. Ignorar a importância de uma reserva de emergência


Imprevistos acontecem, e quando não estamos preparados para eles, as consequências podem ser desastrosas. Uma reserva de emergência é fundamental para garantir que você não entre em dívidas caso enfrente uma situação inesperada, como a perda do emprego ou um problema de saúde.


Por que isso é um erro?


Pesquisa Datafolha realizada em 2023 mostrou que quase 67% dos cidadãos brasileiros não possuem nenhuma reserva financeira para segurar os gastos em caso de perda de emprego ou eventuais emergências, como uma doença. Na maioria das vezes, as pessoas acabam recorrendo ao crédito ou a empréstimos para lidar com situações inesperadas, o que acaba gerando uma bola de neve de dívidas.


Dica: tente guardar o equivalente a 3 a 6 meses do seu custo de vida em uma conta de fácil acesso, como uma conta digital ou um fundo de emergência com liquidez diária. Esse valor pode te proteger de imprevistos e evitar que você entre no crédito.


5. Deixar de aproveitar os benefícios do networking


Por mais que você possa ser habilidoso com seu dinheiro, sempre há algo novo para aprender. Não aproveitar o poder do networking é outro erro que muitas pessoas cometem sem saber. Ter acesso a outras pessoas que compartilham o mesmo objetivo de melhorar suas finanças pode ser uma grande vantagem.


Por que isso é um erro?


O networking permite aprender com os erros e acertos de outras pessoas, além de abrir portas para oportunidades de investimentos, parcerias e até mesmo conselhos valiosos. Se você ficar isolado e não buscar referências de quem já passou pelos mesmos desafios financeiros, pode perder boas oportunidades.


Dica: procure grupos de educação financeira nas redes sociais como o meu canal, Papo de Valor. Participe de eventos e acompanhe perfis de especialistas em finanças. Uma excelente sugestão é seguir o meu perfil @nucashoficial no Instagram, onde compartilho dicas valiosas sobre como otimizar seu dinheiro, investir e alcançar seus objetivos financeiros!


Comece a corrigir esses erros já!


Agora que você já conhece os 5 erros financeiros mais comuns, está na hora de começar a agir para evitar que eles prejudiquem seu futuro. Não deixe para amanhã o que pode ser corrigido hoje. Com planejamento, disciplina e algumas mudanças de hábito, você pode alcançar a estabilidade financeira que tanto deseja.


E lembre-se: a educação financeira é um processo contínuo, e sempre há algo novo para aprender. Para não perder dicas, estratégias e conteúdos exclusivos sobre finanças pessoais, siga o meu perfil @nucashoficial no Instagram! Lá, você encontra informações que podem transformar sua vida financeira. Não perca!


Erros financeiros

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigada!

  • Facebook
  • Instagram

©2021 por NUcashnaweb. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page
Declaração de acessibilidade paraNucash Esta é uma declaração de acessibilidade deNucash. Status de conformidade As Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) definem requisitos para designers e desenvolvedores melhorarem a acessibilidade para pessoas com deficiência. Ele define três níveis de conformidade: Nível A, Nível AA e Nível AAA. Nucash totalmente em conformidade com WCAG 2.1 nível AA Totalmente em conformidade com o conteúdo está totalmente em conformidade com o padrão de acessibilidade, sem quaisquer abordagens é com . significa que . Opinião Agradecemos seus comentários sobre a acessibilidade de Nucash Nucash. Informe-nos se você encontrar barreiras de acessibilidade em : E-mail: nucashnaweb@gmail.com